PARQUE URBANO JOÃO PAULO II

Iii  imag principal 25861 amvc parque jo o paulo ii 1 720 400
O Parque Urbano João Paulo II ocupa uma área de cerca de três hectares e está inserido na malha urbana do núcleo das Caxinas, em Vila do Conde.
O parque consubstancia-se num amplo espaço verde de desenho “naturalizado”, atravessado por múltiplos caminhos pedonais, envolvidos por prados naturais e extensos relvados, os quais permitem a prática de atividades lúdicas e recreativas, em ambiente livre. A sua paisagem é, ainda, reforçada pela presença de um denso e diversificado coberto arbóreo e arbustivo, com predomínio de espécies autóctones.
Destaca-se, também, a existência de um lago de significativas dimensões, cuja vegetação ripícola autóctone oferece abrigo e alimento a um diverso e crescente conjunto de fauna, que começa a habitar o parque.
O Parque Urbano João Paulo II foi aberto ao público em 2005, e é da autoria do Arquiteto Siza Vieira, em colaboração com o Arquiteto Paisagista João Gomes da Silva. 

planta do parque

planta do parque

equipamentos

Este espaço público é murado e dispõe do serviço de uma cafetaria e sanitários públicos, que dão apoio às atividades de fruição do espaço, e de um Centro de Atividades para crianças e jovens. Encontra-se ainda provido de diverso mobiliário urbano, bancos, bebedouros e sinalética, assim como um parque infantil e um parque sénior. 

arte pública

Destacam-se, nas imediações do parque os seguintes conjuntos escultórios: i) Monumento aos Fundadores, da autoria do Mestre João Cutileiro, e; ii) Monumento ao Professor, da autoria do escultor Jaime Azinheira. 

flora

Em termos de vegetação, destaca-se a diversidade de espécies autóctones que compõem o estrato arbóreo: Quercus suber; Quercus x terneri; Fraxinus angustifólia; Alnus glutinosa; Salix alba; Salix fragilis; Pyrus communis ssp piraster; Pyrus salicifolia ‘pendula’; Pinus pinea; Pinus pinaster, e; Meterosideros florida. 
Address
Rua da Estrada Velha, 4480-749 VILA DO CONDE
Phone
252548400.0
6 dsc02121 1 720 400

A biodiversidade que o lago potencia

6 dsc02121 1 720 400